30 de junho de 2010

Comentário - Bionic de Christina Aguilera

No acirrado cenário da música pop, sempre em busca de novidades e polêmicas, Christina Aguilera teve que lutar duro para mostrar seu talento. No começo da carreira ela era diretamente comparada a colega Britney Spears, que sempre foi mais popular, apesar de não ser a melhor nem mais talentosa das cantoras. Atualmente, depois de mais de 10 anos de carreira, Aguilera é alvo de novas comparações, desta vez com a performática Lady Gaga.
A cantora de sucessos como Fighter e Beautiful, não lançava um disco de inéditas desde de Back to Basics (lançado em 2006), cd que utilizava sonoridade do jazz e do soul, inspirado na década de 30. As primeira informações deste novo projeto, Bionic (ou Bi-on-ic), revelava uma estética futurística e uma sonoridade mais atual e dançante. O problema é que Lady Gaga surgiu como um furacão nesses últimos anos, utilizando exatamente uma estética futurística aliada com uma sonoridade dançante. Quando Bionic foi divulgado, as comparações foram inevitáveis, principalmente depois do lançamento do clipe de Not Myself Tonight.

O cd apresenta uma boa produção e atenção aos detalhes, característica dos álbuns da cantora, como o belo encarte. Bionic está, de certa forma, dividido em duas partes: uma mais “dançante”, que soa sem muita energia ou inovações (excessão de Bionic e Elastic Love), e as baladinhas românticas, área em que a cantora destaca-se. Neste cd, quando tenta soar moderna e popular, Christina perde seu diferencial, soando como qualquer música da Jovem Pan. Desta maneira, Lift Me Up, You Lost Me (próximo single) e All I Need são os melhores momentos do cd, nos quais Aguilera pode explorar com maior liberdade sua poderosa voz. Aguilera, que sempre chamou atenção pela voz potente, prova que continua cantando muito melhor que grande parte das cantoras pops da atualidade (incluindo a onipresente Lady Gaga).

Bionic era comemorado como o retorno de Aguilera aos holofotes, entrentanto, já está sendo considerado um fracasso comercial. O primeiro single, Not Myself Tonight não emplacou nas paradas de sucesso, nem depois do videoclipe que mostrava a cantora em poses sensuais e cenas de bissexualidade. O CD também não foi um estrondo de vendas, quebrando o recorde do CD que mais caiu nas vendas no Reino Unido, depois de estreiar em primeiro lugar. Espera-se que as novas músicas de divulgação funcionem e alavanquem as vendas.

A sensação que fica é que se tivesse sido lançado no ano passado, Bionic teria causado maior impacto. Apesar da boa produção, talento, boas músicas e uma bela voz, Aguilera terá que continuar a lutar para conquistar seu espaço definitivo no cenário pop e acabar com uma vez por todas com as comparações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente Felipe, a Xtina precisa achar um lugar pra ela...E a parte na qual você disse que "Lift me Up" era uma das melhores, vc está certíssimo. Com certeza, eu vou comprar o CD, e lembrar de sua crítica. Parabéns novamente...(By: Saia dessa vida de migalhas)