5 de julho de 2010

O Mago de Fernando Morais

Para compreender plenamente uma obra, é necessário conhecer a história, influências e contexto de seu criador. Desta forma, a biografia do escritor Paulo Coelho, O Mago do jornalista Fernando Morais (lançado em 2008), oferece uma oportunidade para fãs ou delatores, de conhecer diversos detalhes da vida do escritor brasileiro que se transformou em um verdadeiro fenômeno de vendas no mundo inteiro.

Adorado pelos fãs e odiado pela crítica, Paulo Coelho sempre sonhou em ser um escritor famoso, mesmo quando fazia trabalhos em outras áreas, como a parceria musical com o roqueiro Raul Seixas. Com acesso aos diários que Paulo manteve por grande parte da vida e com depoimentos de dezenas de pessoas que participaram da vida do escritor, Morais narra a tragetória de Paulo de forma cronológia, desta forma, acompanha-se a infância (um péssimo aluno), a rebeldia da adolescência, a internação em clínicas psiquiátricas, o envolvimento com o teatro, as experiências como jornalista, a inclusão em uma seita satânica, a amizade com Raul Seixas, os diversos amores, a iniciação na magia e finalmente, o sucesso internacional como escritor.

Na tentativa de oferecer um panorama abrangente e completo sobre Paulo Coelho, Fernando Morais, autor de outras biografias como Olga e Chatô, criou um livro que não procura colocar o escritor como um herói, mas uma pessoa repleta de defeitos, manias, com momentos de covardia e até falta de caráter, como inventar matérias para um jornal ou se apropriar de textos de outros autores. Também fica evidente a obsessão de ser um escritor famoso.

O embate constante entre o Mago e a crítica também ganha destaque na obra. Neste quesito, Morais parece estar do lado de Paulo, já que chega a comparar os comentários da crítica brasileira, que sempre coloca as obras do escritor como livros de auto-ajuda sem valor literário, com os inúmeros elogios que a imprensa internacional faz de suas obras.

Livros de Paulo Coelho: sucessos de vendas
Apesar de bem escrito e com bom ritmo, há muitos detalhes desnecessários que acabam “travando” a história. A descrição minuciosa de Morais, ao mesmo tempo que ajuda na contextualização, acaba soando cansativa e sem utilidade em alguns momentos, principalmente nas descrições das viagens e romances que o autor teve ao longo da vida. Além disso, muitos livros do escritor, como O Diário de um Mago e As Valkírias, já relatam momentos da vida do autor, que poderiam ser menos detalhados na biografia “oficial”.

Assunto frequente nos livros de Paulo Coelho, a luta por um sonho é o tema central de O Mago, que de maneira geral, vale a pena ser lido por se tratar da biografia do autor brasileiro que tornou-se uma celebridade internacional, amado por milhares de fãs e sem o apoio da crítica brasileira.

Um comentário:

Juliana Ewers disse...

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOIIII!
Guines, adooooro seu blog!
Leio sempre!

Beeeijo, beijo.
;*