24 de outubro de 2010

Sandman - O Mestre dos Sonhos

O relançamento de Sandman (Sandman – Edição Definitiva Vol I) de Neil Gaiman, é uma ótima oportunidade para começar a acompanhar as histórias do “Mestre dos Sonhos”. Diferente de grande parte dos quadrinhos, Sandman apresenta um texto repleto de citações literárias, lendas e mitos, além da originalidade do escritor britânico que ficou mais conhecido com seus livros Coraline e Stardust (ambos já viraram bons filmes). 

As diferenças com outras histórias em quadrinho começam com o próprio protagonista da trama: Sonho é um dos perpétuos, seres antigos que acompanharam a criação dos mundos, muito mais poderosos que deuses. Ele controla reino do Sonhar, lugar onde  os adormecidos sonham, e tem o poder de criar pesadelos ou bons sonhos. Nesta primeira parte da história, Sandman é raptado por uma seita e fica preso por décadas. Quando finalmente escapa, ele descobre que seu reino está praticamente destruído e que terá que resgatar seus artefatos místicos poderosos para conseguir controlar  novamente o Sonhar.

Diferentes de outras histórias em quadrinho, em Sandman não existem vilões bem definidos, como o Coringa do Batman. O mestre do sonho também não salva o mundo (na verdade, em algumas histórias ele mal aparece ou é só citado) e não há uma mocinha indefesa para ser resgatada. Sandman também não é de falar muito e parece estar sempre mal-humorado e triste. Apesar disso, a série chama a atenção com as histórias interessantes e inovadoras, que apresentam personagens fantásticos, reeleituras de mitos e algumas passagens um tanto bizarras. Também somos apresentados a interessante família dos perpétuos que inclue a Morte (uma jovem punk carismática), a andrógena Desejo, a asquerosa Desespero e o sério Destino.

Sandman tornou-se um clássico dos quadrinhos, e confirma a habilidade de Gaiman em criar personagens aparentemente diferentes, mas extremente cativantes, complexos e interessantes A revista também ajudou a acabar com a ideia de que histórias em quadrinhos e literatura adulta jamais podem estar relacionados.
Leia Sandman e tenha bons sonhos...  

Nenhum comentário: