7 de julho de 2016

Coleção Graphics Novels da Marvel (Salvat) - Vale colecionar?



Com o (re) relançamento da coleção de Graphics Novels Marvel pela editora Salvat e a possibilidade de realizar uma assinatura dos encadernados, é normal que muitos fãs ou curiosos tenham dúvida do quanto vale começar a coleção, afinal, estamos falando de 60 edições iniciais com personagens e histórias que nem sempre são tão conhecidos do grande público. Especialmente agora que a Marvel vive um ótimo período de popularidade, com uma série de filmes, produtos e jogos, há ainda mais interessados em conhecer as histórias originais dos quadrinhos que tornaram esses personagens tão icônicos.

Como é a coleção? 

A coleção Graphics Novels Marvel contém inicialmente 60 edições que apresentam histórias e arcos fechados com clássicos da 'Casa das Ideias'. Além da trama, há algumas informações adicionais, normalmente sobre os escritores e artistas que colaboraram, ou mesmo curiosidades sobre a trajetória de cada herói. Posteriormente, a Salvat anunciou uma expansão com mais 40 histórias clássicas (com marcos dos anos 60 aos 80) e mais 20 edições contemporâneas que fizeram sucesso, como a batalha entre os Vingadores e os X-men, totalizando 120 edições que quando colocadas juntas formam uma arte de Gabriele Dell' Otto (o que por si só é um dos motivos que estimulam os fãs a não perderem um fascículo). 

Apesar de uma distribuição quinzenal em bancas e livrarias nem sempre elogiada, especialmente fora do eixo de SP, um detalhe importante é que os encadernados não são lançados em ordem numérica, começando na edição 21, o que não chega a prejudicar o entendimento das histórias, só exigindo um cuidado maior dos colecionadores para não pularem edições. A quantidade de páginas nos livros também oscila bastante, com algumas edições separadas em Parte 1 e Parte 2, por exemplo.


Vale a pena colecionar?  


Acho importante ser sincero: nunca fui colecionador de quadrinhos como amigos que praticamente catalogaram suas coleções entre pastas e gavetas repletas de edições. Apesar de já ter lido e comprado eventualmente algumas graphic novels e conhecer os trabalhos mais marcantes de Alan Moore, Frank Miller e Neil Gaiman, nunca tive o comprometimento de seguir as novidades da Marvel ou da DC e, sinceramente, acreditava ser impossível conseguir entender e seguir a cronologia de quadrinhos com tantas décadas de histórias, personagens que morrem e ressurgem ou mesmo das inúmeras realidades paralelas e reinterpretações dos heróis ao longo do tempo. 

Foi esse um dos motivos que despertou meu interesse pela  coleção Graphics Novels Marvel, já que teria a oportunidade de conhecer em um encadernado de qualidade algumas das histórias que inspiraram filmes e outras adaptações, como o recentemente Guerra Civil, ou mesmo clássicos como a Saga da Fênix Negra e A Caçada de Kraven. Outro fator crucial é ter a oportunidade de ler histórias de heróis que (ainda) não são tão conhecidos, como o Doutor Estranho, Mulher-Hulk, Motoqueiro Fantasma e Pantera Negra e sair completamente do esteriótipo de que a Marvel só tem personagens coloridos, divertidos e tramas infanto-juvenil, bem longe da 'fórmula Disney' que os haters adoram apontar nos filmes. 

Mesmo com aspetos positivos há alguns pontos que poderiam ser ainda melhor na coleção, com alguns personagens que ganham mais destaque que outros, como o Capitão América, que mesmo com ótimas histórias acaba tirando a oportunidade de conhecer outros personagens. Além disso, nem sempre a introdução da trama realizada em uma página é suficiente para acompanhar a situação de todos os personagens, especialmente no complexo universo Marvel, com suas reinterpretações e reviravoltas. Outro motivo frequente de crítica e que fez algumas pessoas largarem a coleção são os eventuais reajustes de preços que nem sempre são bem explicados pela editora. Portanto, caso comece a coleção, esteja ciente que possíveis ajustes e aumento no preço poderão acontecer a qualquer momento, o que é uma vantagem da assinatura.

Dessa maneira, com pontos positivos e outros que poderiam ser ajustados, a coleção Graphics Novels Marvel é indicada especialmente para quem gostaria de conhecer as histórias marcantes da Marvel em um material de qualidade e um preço 'mais acessível'.

E a Coleção  da Capa Vermelha? 


Apesar de serem da mesma editora e lançadas quase na mesma época, as duas coleções são diferentes e, de forma geral, se complementam. A coleção da "capa preta" (Graphics Novels Marvel) apresenta histórias com arcos fechados, enquanto a da "capa vermelha" tem o foco de apresentar um personagem da Marvel em cada edição, muitas vezes combinando histórias clássicas de origem com tramas contemporâneas que mostrem a evolução dos heróis. Caso tenha possibilidade e interesse, fazer as duas coleções dará um panorama ainda melhor da editora, especialmente que na coleção "capa vermelha" há o destaque de heróis menos populares no grande público e revela surpresas nem sempre conhecidas da editora.


Nenhum comentário: