24 de março de 2012

Precisamos gostar de Adele?


De repente virou obrigação gostar de Adele. Não curtir ou não ligar para cantora se tornou sinônimo de mal gosto musical. Mas, de verdade, precisamos gostar de Adele?!

Ok... ela canta bem, tem músicas com boa produção e faz um estilo que andava esquecido nas paradas de sucesso, com baladinhas de cortar os pulsos e todo jeitão de diva do passado (um tanto forçado em alguns momentos). O único problema é quando a popularidade sufoca o talento. Explico: boa parte dos apreciadores atuais de Adele passaram a gostar dela não por admirarem as qualidades da artista, mas por que ela está na mídia, lançou DVD, ganhou alguns prêmios (seis Grammy só em uma noite) e tem uma música como tema da protagonista da novela Fina Estampa. Muitos gostam de Adele sem nem entender que Someone Like You é sobre a dificuldade de superar o fim de um relacionamento e não uma declaração de amor.

Adele faz sucesso por representar um tipo de cantora que andava em falta no mercado musical: a diva para adultos. Perry, Gaga, Rihanna e Beyoncé fazem sucesso com a moçada que curte músicas para cantar no banho e se acabar na balada. Para o público que não gosta desse tipo de música, fazia algum tempo que não surgia uma cantora com produção caprichada. Adele apareceu no momento certo e nem precisou muito para a mídia colocá-la como A cantora do ano, A salvação da música.... O sucesso de Adele vem, em parte, por ser a única na atualidade que faz um trabalho parecido com o que outras cantoras fizeram, como Mariah Carrey e a própria Whitney Houston, ao evocar as grandes divas do soul e trazer esse som para o grande público. 


Além disso, é fácil e nada comprometedor ser fã de Adele. Ela parece nossa vizinha gordinha, sorridente que ficou mal por perder o namorado. Ela não é tão adolescente quanto Katy Perry ou Rihanna, não cria polêmicas como Madonna e está longe das bizarrices de Lady Gaga. É uma garota comum, um pouco acima do peso e que se veste sempre com roupas pretas no  estilo "senhora".  É muito mais fácil para o público se identificar e gostar dela do que de outras. Amy Winehouse, por exemplo, cantava tão bem quanto, tinha letras ainda mais pessoais, produção impecável e um visual singular, entretanto, as polêmicas envolvendo prisões, bebidas, drogas e barracos públicos acabaram afastando o grande público e abafando o talento da cantora. Florence + the Machine tem uma sonoridade ainda mais elaborada, uma estética própria e presença de palco incrível. O problema!? Florence soa alternativa de mais para tocar nas rádios ou ter o clipe nas listas do TOP 5 da MTV.

Não sou contra o sucesso de Adele, mas precisamos ter senso crítico e saber diferenciar o que é mídia dizendo "Adele é ótima" e o quanto realmente ela é ótima. Muito menos devemos defender os discursos de “Adele não liga para aparência, só para a música”, “Adele não quer fazer sucesso, quer ser alternativa”... a prova máxima disso são os cabelos mais loiros e os quilos a menos que a cantora exibiu na noite do Grammy. Fora as declarações um tanto contraditórias que ela apresentou, como as férias que iria tirar e depois se arrependeu...

Ainda é cedo para saber se o sucesso vai durar ou se estamos diante de um novo “fenômeno passageiro”, mas o melhor de tudo isso foi ver que a indústria musical ainda consegue vender bem quando o artista cai nas graças do público. Para os pessimistas que diziam que a internet acabaria com a música, Adele provou que é possível vender bem em cima de uma boa reputação. Desejo sucesso para Adele e que ela consiga surpreender o público com o próximo trabalho e, quem sabe, provar que a popularidade tão grande não foi questão do momento, mas merecimento.

4 comentários:

Júh Monteiro disse...

Corrigindo, 8 Grammy... 6, ela ganhou apenas em uma noite... fica a dica..!
Se quiser e for informativo, posso passar a lista de todos os outros prêmios que ela ganhou..!

Anônimo disse...

Penso q esse não é um bom assunto pra vc tratar ate pq, NINGUEM é obrigada a gostar de ninguem. Alias, nos daydreamers preferimos q menos pessoas gostem assim não tem tantos posers.
Realmente, SLY ter aparecido na fina estampa foi uma MERDA. Ate porque, depois disso ela viro mais modinha AINDA.
Penso q vc não precisa gostar dela, só respeitar, coisa q muitos não fazem.
A unica coisa q eu queria é q ela fosse minha vizinha, p eu poder abraçar ela kkkk =(
-Bruh.

Guines disse...

Tinha esquecido dos outros dois Grammy... alterei o texto para ficar mais correto!
Valeu pela dica e comentário! =)
Abs

Guines disse...

Respeito Adele, inegável que ela é uma boa cantora.
O único problema é quando o pessoal passa a gostar de algo por causa da novela ou porque a mídia falou que é boa,né? Conheço muita gente que comprou 21 para "estar na moda".

Obrigado pelo comentário! =)