31 de julho de 2011

O Mistério de Iamamiwhoami

Vídeos virais, visual excêntrico e talvez a melhor campanha de lançamento de uma artista na era da Internet, podem definir o Iamamiwhoami até agora. Utilizando a tática do mistério como alma do negócio, há cerca de um ano um canal no Youtube chamado Iamamiwhoami começou a postar vídeos bizarros (com cerca de 30 segundos), com uma mulher loira e nenhuma descrição do que seria aquilo. Um mistério começava na Internet e rapidamente começaram os boatos. No começo, pensaram que era algum novo projeto secreto de Aguilera e depois até levantaram o nome de Gaga como responsável, mas Iamamiwhoami era algo bem mais fora do comum. 


No início, os vídeos eram curtos, nomeados com longas seqüência numéricas, mostravam imagens sem sentido (normalmente de paisagens, florestas ou animais) e uma mulher loira entre um frame e outro. Nada que permitisse deduzir muita coisa, muito menos a identidade ou objetivos da loira misteriosa. Nos vídeos mais recentes, postados nos últimos meses, já é possível acompanhar melhor os rumos do projeto. Nomeados com letras ou pequenas palavras, nos novos clipes já  é possível ouvir as músicas (um  pop mais experimental, com ecos de Bjork) e ter melhor noção do visual de Iamamiwhoami, que pode até parecer bizarro, mas está recheado de metáforas visuais e um apuro estético que difere de um projeto amador.


Com cerca de 200 mil exibições em cada vídeo, sem nenhuma divulgação nos meios tradicionais (tv, rádio ou jornais), nenhum CD lançado ou esclarecimento oficial,  o Iamamiwhoami é, até agora, um dos mais instigantes e curiosos “nascimentos” no mundo da música, fruto direto das novas formas de lançar e consumir canções na era da Internet. Trabalhando com o conceito de clipes lançados antes das músicas, o projeto aposta no mistério e no surreal para chamar atenção. Em tempos em que Lady Gaga é considerada A revolucionária da música pop, Iamamiwhoami prova que existem coisas instigantes e interessantes rolando na internet.



3 comentários:

Bruna La Serra disse...

Tenho medo dela, do clima, dos vídeos... é realmente mto incrível!
ela é ousada, bestial e fala de algo mto profundo em nós. Me arrepiou.
O 1o vídeo parece trabalhar mais com a questão do tempo e o final com o gato indo e vindo é tão escher, não acha?
Já o 2o tem mto de origem e sexualidade... adoro o sangue branco que pinga e que ao mesmo tempo parece um orgasmo... a árvore que a camera entra dentro é uma vagina e ninguém tira isso da minha cabeça... rsss
adorei!

Bruna La Serra disse...

Gostei da maneira solta e cheia de propriedade q vc escreveu o texto, vc ta cada vez melhor!
e é meio visionário vc escrever sobre ela, tem pca gente que a analisou! vale um post 2 eu acho!

Guines disse...

Sim Bruna, os videos desse projeto são recheados de significados, acho que vale até uma segunda postagem, mais aprofundada!