1 de maio de 2010

Vampiros na Cultura - Parte III (Entrevista com o Vampiro)

Se Drácula envolveu os vampiros no clima de suspense, Entrevista com o Vampiro injetou “alma” nos sugadores de sangue. Ao invés de criaturas asquerosas ou malignas, Anne Rice explorou o conceito do vampiro belo, sedutor e recheado de questionamentos existenciais.

No livro, Louis cede uma entrevista em que conta toda sua trajetória como vampiro. Depois de ser atacado e transformado pelo vampiro bon vivant Lestat (o personagem mais famoso de Rice), Louis começa a procurar explicações sobre sua nova condição, entender em que se tornou. A trama acompanha essa obsessão de Louis através das décadas, dessa forma, vamos acompanhando a evolução do tempo do século XVIII até a década de 70.

Entrevista com o Vampiro, lançado em 1976, foi só o primeiro livro das “Crônicas Vampirescas” da autora. Nas “crônicas”, diversos vampiros e histórias fascinantes vão surgindo, formando um intrigante mosaico vampiresco. As descrições de cada época/local são muito bem feitas pela autora, conferindo verossimilhança nas tramas. Além disso, os vampiros de Anne são criaturas complexas, repletas de defeitos e qualidades. Outra característica marcante é a bissexualidade de muitos personagens, como se fossem guiados pelo desejo, não importando o sexo de suas vítimas ou companheiros.
A vampira Claudia: eternamente criança
É em Entrevista com o Vampiro que a escritora apresenta uma de suas personagens mais fascinante: a vampirinha Claudia. Transformada ainda quando criança, seu corpo permanece intacto com o passar dos anos, transtornando a personalidade da jovem. A menininha, apesar de sua crueldade e malícia, torna-se uma das personagens mais complexas de todo livro, por apresentar esse paradoxo da mulher poderosa e imortal, presa no corpo de uma criança por toda eternidade. O desfecho de Cláudia também é um dos momentos mais dramáticos da história, relacionando-se com morte da filha de Anne Rice.
A versão cinematográfica (1994) tem Brad Pitt no papel do questionador Louis e Tom Cruise como Lestat. No início, a escritora desaprovou a escalação do ator, mas depois cedeu elogios a atuação de Cruise. Kirsten Dunst, que posteriormente faria a namorada do Homem Aranha no cinema, ganhou até uma indicação ao Globo de Ouro por sua interpretação de Cláudia. O filme é fiel a trama do livro e rendeu boas interpretações do trio de protagonistas. Entrevista com o Vampiro é considerados por muitos como um dos melhores filmes sobre vampiro já realizado, pena que sua continuação A Rainha dos Condenados não manteve a qualidade.

Nenhum comentário: