12 de janeiro de 2012

Madonna X Lady Gaga: quem será a Rainha do Pop?

Madonna e Lady Gaga: quem será a verdadeira rainha do pop?
A música pop sempre foi marcada por disputas. Quase como times de futebol, os ídolos musicais têm legiões de fãs dispostos a brigarem por eles e contar cada conquista para derrotar o adversário. Só para ficar nos embates mais famosos tivemos Beatles X Rolling Stones, Michael Jackson X Prince, Britney Spears X Christina Aguilera e muitos outros. Essas dispustas, na maioria das vezes, são movidas pelos fãs e pela mídia sensacionalista e podem até ajudar na venda de discos e na divulgação dos cantores. A maior disputa musical dos últimos anos começará em breve, com duas cantoras brigando pelo trono da música pop: Lady Gaga e Madonna.

No começo das comparações as duas cantoras trocavam elogios
Gaga surgiu, explodiu, causou polêmicas e conquistou destaque na mídia, que logo a proclamou como a nova rainha do pop. Com poucos anos de carreira, a loira lançou três CDS, coletânias de remixes, dvds, emplacou vários hits, produziu clipes bacanas e tornou-se a  queridinha do mundo fashion, dos adolescentes e dos homossexuais, principalmente dos mais jovens que a elegeram como um  ícone de comportamento com o discurso de “seja você mesmo, seja diferente”. Gaga foi a cantora mais debatida dos últimos tempos por sempre surpreender em suas aparições, declarações, roupas bizarras e pela originalidade de suas produções. Nenhuma outra cantora parecia capaz de chamar tanto a atenção quanto ela. Katy Pery, Rihanna, Aguilera, Britney, Ke$ha e até Beyoncé alteraram os estilos para chegar mais perto do efeito Gaga, algumas com sucesso e outras nem tanto.

Loira, fashion e polêmica, Gaga lembrava muito Madonna no ínicio de carreira e não demorou para surgirem as primeiras comparações diretas e boatos de uma “disputa” entre as duas. Publicamente, entretanto, as cantoras trocavam declarações de admiração: Gaga se dizia a maior fã de Madonna (tanto que dedicou The Fame a ela) enquanto a Material Girl era vista nos shows da novata e afirmava ver muito de si mesma em Gaga. Para brincar com os boatos de rivalidade, elas até toparam se estapear em um programa humorístico  e tirar sarro da situação. 

No Saturday Night Live as duas brincaram com os boatos de rivalidade
Aos poucos, a admiração de Gaga por Madonna começou a surgir em “homenagens”: no clipe de Alejandro, dirigido por um dos maiores parceiros de Madonna, o fotógrafo Steven Klein, algumas passagens remetem diretamente à Vogue e Like a Prayer. A polêmica ficou ainda maior com o lançamento da música Born This Way, que foi imediatamente relacionada com Express Yourself, seja pela temática de “ser você mesmo e exigir respeito” e pela sonoridade. A situação ficou pior quando Gaga declarou que Madonna tinha adorado a canção, afirmação que foi rapidamente desmentida pela assessoria da Material Girl. As pequenas “coincidências” não pararam por ai: Gaga lançou o clipe de You and I no dia do aniversário de Madonna, momento em que ela era um dos assuntos mais discutidos do Twitter.  

As "homenagens" de Gaga: plágio ou coincidência?
A  admiração inicial de Madonna por Gaga parece ter se esgotado, já que a loira decidiu revidar no campo que conhece melhor, com grandes lançamentos musicais e muita ironia. A cantora estava envolvida com a produção de seu segundo longa-metragem, W.E e deixou a carreira musical um pouco de lado nos últimos anos. Com o lançamento do novo CD marcado para março, Madonna pretende reconquistar o trono do pop. O primeiro single, Gimme All Your LUV e Masterpiece  já estão disponíveis na internet e aumentaram ainda mais a expectativa da mídia e dos fãs pelo novo álbum. A ansiedade não é sem motivo: a cantora voltou a trabalhar com o “mago” William Orbit, o mesmo produtor de Ray of Light, trabalho aclamado pela crítica e responsável por colocar a cantora de volta aos holofotes no fim da década de 90. Pelo o que indicam os boatos, o novo CD poderá seguir o mesmo caminho. Para isso, Madonna está investindo pesado na produção de clipes, parcerias com novos colaboradores e participações de outras cantoras como Nicki Minaj e M.I.A. 

Gaga enfrenta críticas enquanto Madonna lança seu novo filme
Pela primeira vez desde que começou a carreira, Gaga enfrentará diretamente sua “criadora”, bem no momento em que enfrenta críticas pelos últimos clipes fracos e pelo retorno abaixo do esperado nas vendas do álbum Born This Way. A primeira derrota de Gaga já aconteceu no Super Bowl, com a escolha de Madonna para apresentar as novas músicas no horário mais disputado da TV americana. A segunda derrota de Gaga poderá acontecer no quesito turnê, já que Madonna é a artista feminina com maior arrecadação em tours. Só para se ter ideia, enquanto Gaga arrecadou $227,400,000 com a The Monster Ball Tour em 201 shows, Madonna conseguiu o dobro do faturamento com “apenas” 85 shows. Nesse ano as duas estarão percorrendo o mundo com turnês e essa comparação será inevitável. Gaga, por outro lado, conta com uma base de fãs jovens e ainda é muito popular na internet.

No meio dessa guerra toda, quem ganha é o publico da música pop, que poderá acompanhar esse “duelo” com turnês grandiosas, clipes bem produzidos, apresentações expetaculares e músicas novas de ambas as partes. Se Madonna conseguirá vencer a popularidade de Lady Gaga ainda é um mistério, mas pelo sonoro "Lady Who" que ela soltou em uma apresentação de W.E, podemos ter certeza que essa disputa promete ser, no mínimo, divertida. E você, já escolheu para quem vai torcer?


Nenhum comentário: