Depois da recepção morna do seu último álbum “She Wolf”, que dividiu a opinião até dos fãs, Shakira apresenta seu novo CD “Sale El Sol”, que ao contrário dos últimos lançamentos da cantora, é cantado em grande parte em espanhol. A cantora colombiana que conquistou o mundo com músicas como “Estoy Aqui”, “Whenever, Whenever” e “Hips Don’t Lie”, faz um verdadeiro retorno as “raízes” com este novo trabalho.
Esse “retorno”, entrentanto, não soa como falta de criatividade, mas como uma nova etapa da carreira da cantora e uma tentativa de recuperar o a sonoridade de seus primeiros álbuns, como “Dónde Están Los Ladrones?” e "Pies Descalzos". Já na primeira faixa “Sale El Sol” e em “Antes de las seis”, a sonoridade nos remete diretamente as canções do ínicio da carreira da colombiana, com suas baladinhas romanticas em espanhol.
Até mesmo o visual dessa nova “fase” está diferente das últimas produções de Shakira. Se em She Wolf ela personificou uma mulher fatal e apostava em um visual provocante em seus clipes e apresentações, nesse novo projeto, a cantora está bem mais natural e espontânea, com um visual mais simples, mas nem por isso menos bonita e interessante.
Shakira muda seu visual de "Loba" para "Loca" |
Como era de se esperar, Shakira também dá destaque as músicas mais agitadas e dançantes: temos o primeiro single “Loca” (música que inicialmente pode soar estranha, mas que rapidamente gruda na mente), a interessante Gordita e Rabiosa, uma das melhores do CD. Até Waka Waka, música que ficou conhecida na Copa do Mundo, aparece no álbum em duas versões: uma inglês e outra em espanhol. O cd só perde um pouco do brilho no meio para o fim, que soa um pouco repetitivo e sem grandes destaque, com algumas exceções.
Shakira sempre procurou trazer inovações e misturas de sonoridades em suas músicas. Seja misturando os ritmos latinos com sons orientais, ou cantando em inglês, Shakira transborda sua mistura de influências. nesse novo projeto “Sale El Sol”, além de um retorno a suas origens e um reencontro com os antingos fãs, marca um momento de amadurecimento da carreira da colombiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário