19 de outubro de 2009

Cinema 3D

Matéria de rádio sobre o cinema 3D.
Feita para o programa Jovem Puc, como exercício.

Para ouvir ou baixar, é só acessar o link:
http://www.podcast1.com.br/programas.php?codigo_canal=5155&numero_programa=1

15 de outubro de 2009

Cinema 3D - Futuro do Cinema



As primeiras salas 3d começaram no Brasil em 2006 (São Paulo), mas só nesse ano ocorreu uma expansão da tecnologia por várias cidades do país. Só no começo de 2009, 70 salas de cinema foram equipadas para exibir filmes nesse formato, isso representa um aumento considerável.
Exibições de filmes 3D existem desde a década de 50, e tiveram relativa popularidade nos anos 80, porém, as novas salas de cinema usam novos óculos e sistema de projeção que não tem relação nenhuma com os óculos bicolores usados no passado. Os novos óculos usam tecnologias de lentes polarizadas para criar o efeito de profundidade. Além disso, os óculos são “alugados” a cada sessão e podem ser utilizados diversas vezes.
A tecnologia 3D é considerada a “solução” para diminuir os índices de pirataria e downloads ilegais de filmes que atingem cinemas do mundo inteiro. A tecnologia, por enquanto, não está disponível para uso doméstico e os filmes em 3d não podem ser copiados.
Diretores consagrados como James Cameron (diretor de Titanic), George Lucas (Star Wars) e Steven Spielberg são defensores da tecnologia como o “futuro” do cinema. O novo filme de Cameron, Avatar, que estréia no fim do ano, promete revolucionar os efeitos especiais e o uso da tecnologia 3D. Para se ter uma idéia da popularidade do 3D, só nesse ano, tivemos várias animações que usaram esse recurso, como “Era do Gelo III” e “Up- Altas Aventuras” da Disney. Para o ano que vem, o número de estréias nesse formato será bem maior, com grandes lançamentos como “Alice no País das Maravilhas” do diretor Tim Burton.
Um fator destacado por especialistas é que o aumento no número de salas e filmes em 3D não significa o fim do cinema tradicional. O uso da tecnologia depende muito do filme e do público para qual é destinado. Filmes de ação, animação e ficção serão mais beneficiados pela tecnologia (como Avatar), enquanto comédias, dramas e romances, possivelmente, continuem em suas versões 2D.
A principal barreira da tecnologia é o custo elevado, principalmente no Brasil. Toda a tecnologia é importada e está por volta de 500 mil reais. Além disso, os ingressos dessas sessões são mais caras (o aluguel dos óculos é adicionado ao preço do ingresso), afastando parte do público que não gastará mais para ver o mesmo filme que é oferecido por preço menor em outra sessão.

Bom filme e aproveite o mundo do cinema em três dimensões!